Onyx

Onyx

ONYX® – Agora seu gado e seu pasto estarão livres de parasitas por muito mais tempo!
Onyx® – Solução Injetável de Moxidectina à 10%
Endectocida para uso no tratamento e controle de parasitas internos e externos de bovinos. Uso Veterinário
FÓRMULA: Cada 100 mL contém:
Moxidectina…………………………………..…….. 10,0 g
Veículo q.s.p. ……………………..………………100,0 ml
INDICAÇÕES DE USO: ONYX®, administrado na dose recomendada, promove o tratamento e controle dos seguintes parasitas internos e externos de bovinos:
Ação Terapêutica – infecções/infestações existentes;
Vermes Gastrointestinais (Adultos e larvas):
– Ostertagia ostertagi (incluindo seu estágio hipobiótico), Ostertagia lyrata, Haemonchus placei, Trichostrongylus axei, T. colubriformis, Cooperia punctata, Cooperia pectinata, Cooperia oncophora, Cooperia spatulata, Oesophagostomum radiatum, Nematodirus spatigher, Bunostomum phlebotomum, Trichuris discolor.
– Verme pulmonar: Dictyocaulus viviparus
ONYX®, na mesma dose recomendada, é também efetivo contra os seguintes parasitas externos:
– Hypoderma spp;
– Piolhos: Linognathus vituli, Solenopotes capillatus, Hematopinus eurysternus;
– Sarna: Psoroptes communis var bovis
– Carrapatos: Boophilus microplus
Longa Ação: ONYX® é eficaz contra a reinfecção ou reinfestação dos animais pelos seguintes parasitas internos e externos dos bovinos, durante o período indicado:
Vermes Gastrointestinais Período de Proteção
Haemonchus placei ……………………..………… 150 dias
Trichostrongylus axei ……………………..……….. 90 dias
Ostertagia ostertagi ……………………..………. 120 dias
Ostertagia spp – inibição da L4 …………………… 150 dias
Oesophagostomum radiatum …………………….. 150 dias
Verme pulmonar: Dictyocaulus viviparus …………. 120 dias
Carrapato: Boophilus microplus ……………………. 50 dias
Piolho: Linognathus vituli ……………………..….. 133 dias
DOSE e ADMINISTRAÇÃO: ONYX® deve ser administrado em bovinos com peso corporal a partir de 100 Kg, por via subcutânea, na superfície dorsal do terço proximal da orelha do animal, na dose de 1 mL do produto para cada 100 kg de peso corporal, para fornecer 1 mg /kg de moxidectina.
• Usar agulhas de 25 mm, calibre 12, ou de 20 mm, calibre 12.
• Utilizar sempre material estéril e observar as práticas usuais de assepsia.
• Recomenda-se separar os animais em grupos de acordo com o peso.
Em animais com peso corporal acima de 500 Kg, aplicar 1 mL para cada 100 Kg, não ultrapassando o volume de 5 mL por orelha.
MODO DE APLICAÇÃO: A aplicação deve ser realizada na região subcutânea da superfície dorsal posterior da orelha, distalmente à extremidade da cartilagem auricular.
Palpar a extremidade da cartilagem auricular próxima à cabeça do animal, inserir a agulha por via subcutânea, começando em um ponto a aproximadamente 3 a 3,5 cm da cabeça e direcionar a agulha para a base da orelha.
Avançar a agulha para o centro. Cuidadosamente aspirar a seringa para certificar que não atingiu vaso sangüíneo, e após administrar o produto. Após aplicação, retirar a agulha da pele enquanto pressiona com o polegar o ponto de inserção. Manter a pressão por alguns segundos.
1) O ponto de injeção é aproximadamente 3,5 cm distal à extremidade distal da cartilagem auricular.
2) Utilizar uma mão para segurar e fixar a orelha. Injetar por via subcutânea utilizando agulha de 25 mm, calibre 12, ou de 20 mm, calibre 12.
3) Injetar o produto. O depósito do produto deve apresentar-se imediatamente após a extremidade distal da cartilagem auricular.
Pressionar o ponto de aplicação logo após a retirada da agulha para evitar retorno do produto.
Importante: Deve ser mantida a dose de 1 mL para cada 100 kg de peso corporal. Deve-se ter cuidado para não ocorrer aplicação por via intravascular.
Apresentação: Apresentação: Frasco-ampola de plástico contendo 50 mL e 250 mL.
Segurança: Numerosos estudos em várias condições de campo demonstram que ONYX apresenta adequada margem de segurança quando utilizado de acordo com as recomendações. Estudos realizados demonstraram que ONYX® administrado em até 3 vezes a dose recomendada não produziu efeitos adversos em bovinos.
Até o momento, foram realizados estudos de segurança em vacas e novilhas antes da cobertura e até 90 dias de prenhez, e foi comprovada sua inocuidade. Até o momento, não foram realizados estudos de inocuidade em touros. Produtos injetáveis podem ocasionar raros casos de hipersensibilidade individual, cujo grau depende de cada animal.
Em animais debilitados ou afetados por enfermidades infecciosas (por exemplo, babesiose, piroplasmose), recomenda-se tratar antes da aplicação do antiparasitário. Depressão transitória, ataxia e decúbito podem ser notados quando animais muito jovens ou debilitados são tratados.
Nestes casos, tratamento suporte deve ser realizado pelo Médico Veterinário, de acordo com a sintomatologia.
ONYX® pode ser aplicado simultaneamente com outros produtos utilizados em bovinos, porém não deve ser misturado fisicamente com nenhum outro produto, no interior de uma mesma seringa.
Segurança ambiental: Quando aplicado conforme recomendado, os níveis de ONYX® nas fezes dos animais não apresentarão nenhum efeito adverso significativo aos adultos e às larvas do besouro rola-bosta (Digitonthophagus gazella).
Estabilidade: ONYX® é estável por período não inferior a 2 (dois) anos quando mantidas as condições de armazenamento recomendadas.
Período de carência e restrições de uso: Observar período de carência de 73 dias entre o último tratamento e o abate de animais destinados ao consumo humano.
Não utilizar em fêmeas leiteiras lactantes, cujo leite destina-se ao consumo humano “in natura” ou industrializado. O produto não é indicado para uso em bezerros destinados à vitela.
Precauções: Manter o produto em sua embalagem original, em local fresco e seco, protegido da luz solar. Assim como todo medicamento, ONYX® deve ser armazenado fora do alcance das crianças e de animais domésticos.
ONYX® é indicado para uso subcutâneo na orelha unicamente. Não administrar por nenhuma outra via, inclusive intravascular.
Recomendações: Consulte seu Veterinário para assistência no diagnóstico, tratamento e controle das enfermidades parasitárias.
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.
Vencimento: 24 meses após a data da fabricação.
Licenciado no Ministério da Agricultura sob o nº 9074 em 20/04/05.
Proprietário e Fabricante: Fort Dodge Saúde Animal Ltda.
Rua Luiz Fernando Rodriguez, 1701 – CEP 13064-798 – Campinas – SP – CNPJ 43.588.045/0001-31 – Indústria Brasileira.
Responsável Técnico Dr. Christopher Roger White CRMV-SP nº 8473 – SAC 0800-7019987